Plantão Jurídico

Caros associados,

Informamos que o atendimento jurídico de nossa Subsede é realizado às quartas-feiras sendo necessário que @s professores e professoras entrem em contato nos telefones (11) 20529750 ou (11) 20529713 para efetuarem seu agendamento.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Governos Alckmin e Kassab e DER Leste 2 acionam PM para reprimir moradores da Comunidade da Paixão

No final da manhã de hoje os moradores da Comunidade da Paixão, Vila Nair, na região da Jacú-Pêssego, foram vitimados por um incêndio que destruiu parte das moradias desta ocupação. Como sempre acontece em situações como essa, algumas pessoas que perderam suas casas se encaminharam para a E. E. Pedro Moreira Matos para procurarem abrigo e alimentação. Diante disso, a PM se encaminhou para as escolas da região com o objetivo de impedir que os moradores vitimados pelo incêndio ocupassem esses edifícios. Cerca de cinquenta moradores, divididos entre jovens, crianças e mulheres ocuparam a escola e foram retirados pela PM.

Após este fato a supervisora, a direção da escola e o comandante da PM organizaram a distribuição de alimentos para as crianças e as mães, impedindo os demais moradores de adentrarem no prédio. Como havia ainda algumas pessoas que necessitavam de alimentação foi reivindicado por alguns moradores a possibilidade de que entrassem na escola para se alimentarem. O que foi negado pelo comandante da PM e acatado pela supervisora e pela direção da escola, negativa essa que causou indignação por parte dos moradores que se sentiram ofendidos, pois caso quisessem se alimentar teriam que fazê-lo na parte externa da escola.

Diante desta indignação e de sua manifestação pacífica, a PM, como é de costume, utilizou toda sua truculência com gás de pimenta e bombas de efeito moral para retirar da escola alguns adolescentes que permaneciam no terreno da mesma. Mostrando como os governos de Alckmin (PSDB) e de Kassab (PSD) tratam os pobres e desabrigados: como caso de polícia. Repetindo as cenas grotescas já vistas por nós na desocupação do Pinheirinho, quando, para garantir os interesses do megaespeculador Naji Nahas, Alckmin mobilizou um operativo de guerra contra famílias de trabalhadores com mais de 2000 policiais armados até os dentes ou mesmo na região conhecida como Cracolândia em relação aos dependentes químicos.Mais uma vez vimos as mesmas cenas: homens armados utilizando a violência contra jovens desarmados e vitimados pelo incêndio.

Nós da APEOESP Subsede São Miguel, Itaim Paulista e região nos solidarizamos com os moradores da Comunidade da paixão e estaremos ao seu lado na luta por moradia e exigimos da DER Leste 2 e do Governo do Estado de São Paulo que abram as escolas para alojar os desabrigados, garantindo um teto provisório para as famílias que perderam suas residências. Bem como repudiamos veementemente a decisão da DER Leste 2 de autorizar que a Polícia Militar utilizasse a violência para responder às reivindicações das vítimas do incêndio desta Comunidade, agredindo adolescentes, em sua maioria negros, muitos deles alunos da rede estadual de ensino, com cassetetes, gás pimenta e bombas de efeito moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário